Egresso lança livro infantojuvenil sobre Mata de Araucárias a partir da tese de doutorado

08/12/2023 12:54

Um pássaro grimpeiro, uma coruja branca, uma onça. As ilustrações do livro Uma Aventura pela Mata de Araucárias são a imagem daquilo que um dos seus organizadores, doutor pela UFSC vinculado ao Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica (ECOHE), identificou  como parte da Floresta de Araucárias enquanto fazia sua tese. As impressões e o lugares foram compartilhados com estudantes da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, e Mário Tagliari teve a ideia de reuni-las em livro.

O trabalho foi feito com alunas do curso de Pedagogia e registram um pouco da história que o acompanhou como cientista. A obra é voltada para o público infanto-juvenil, a partir do nono ano, e está disponível gratuitamente. Foi pensada como contrapartida para a pesquisa desenvolvida na UFSC, algo que é comum no ECOHE.

Trata-se, segundo a apresentação do livro, de um resgate de memórias, aprendizados, vivências, campos, viagens solitárias e entrevistas que se estenderam entre 2012 até 2019, no período em que Tagliari conheceu e conviveu com inúmeras famílias que há gerações estão inseridas na realidade do uso do pinhão, recurso indissociável da araucária.

Toda esta jornada era compartilhada e discutida com o orientador no doutorado, Nivaldo Peroni, também organizador da obra, e com a professora Natalia Hanazaki, líder do ECOHE. Gisele Moreira dos Santos também integra o grupo de organizadores da obra. Os inúmeros acontecimentos narrados de maneira fantasiosa neste livro, não são apenas ficção. Esta obra serve para evidenciar um mundo em que poucas pessoas param para pensar: ‘Quem está por trás deste processo?’. É uma satisfação poder narrar alguns acontecimentos maquiados com a liberdade criativa”, explicam os autores na apresentação.

As ilustrações foram produzidas por uma estudante de Ciências Biológicas da UFSC, Letícia Lidia Voltolini. Os quatro capítulos reúnem diferentes autorias. Mario lecionou uma disciplina optativa sobre tópicos socioambientais e dividiu as aulas em discussões teóricas e na criação do livro, cujo pano de fundo eram os lugares que ele tão bem conhecia e uma dose de fantasia.

As temáticas ligadas às comunidades tradicionais e problemáticas socioambientais também constroem o livro, que lança um olhar lúdico e técnico sobre uma das paisagens mais importantes do Brasil. A obra traz seções com indicações de leitura para quem quiser se aprofundar nos temas.

O pano de fundo e toda a história são contadas a partir de um olhar científico e socioambiental para a Mata das Araucárias, com destaque, por exemplo, para unidades de conservação. A cultura da extração de pinhão e a identidade sociocultural de agricultores familiares no sul e sudeste do Brasil também são centrais.

Uma Aventura na Mata de Araucárias – completo: baixe aqui

Acesse o site da editora