Laboratório recebe fotos de aves da UFSC para elaboração de guia

24/10/2023 14:23

O Laboratório de Ornitologia e Bioacústica Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (Laboac/UFSC) convida toda a comunidade a enviar fotos de aves encontradas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. As imagens ajudarão na elaboração de um guia com informações de ocorrência, ilustrações, fotos, vocalizações, habitat preferencial e principais hábitos das espécies.

Guia de campo das aves do campus da UFSC será publicado em forma de livro e em um site com informações básicas sobre a biologia das espécies e material de apoio para introduzir e incentivar a prática da atividade de observação de aves pela comunidade local. “É um guia de campo para estimular a observação de aves do campus e arredores, já que temos bastantes curiosos”, conta o professor Guilherme Brito, coordenador o projeto.

As informações que serão disponibilizadas no material são levantadas em saídas de campo periódicas com os alunos envolvidos com o projeto, que também serão corresponsáveis pela elaboração dos textos, ilustrações, fotos e gravações. As atividades também poderão subsidiar pesquisas e trabalhos de conclusão de curso.

O grupo já tem registros de cerca de um terço das mais de 130 espécies de aves do campus e irá aceitar submissões até completar a “lista de procurados”. Neste momento, são aceitas apenas fotos para o guia. “Entretanto, futuramente gostaríamos de criar um repositório com fotografias, vídeos, áudios e observações feitas pela comunidade em uma plataforma on-line, aberta ao público. Mas estamos sempre à disposição para dar uma olhadinha nos registros que as pessoas trazem, adoramos essas trocas e aprendemos muito com elas. Também estamos sempre de portas abertas para responder a dúvidas e ouvir histórias sobre encontros com aves”, comenta a estudante de Ciências Biológicas Beatriz Stella Heltai Lima.

As imagens podem ser enviadas para ornitoufsc@gmail.com, juntamente com o nome completo de quem tirou a foto, para que os devidos créditos sejam incluídos na publicação. Os responsáveis pelo guia realizarão uma curadoria das fotografias recebidas, selecionando aquelas que melhor se adequam à proposta. Não há garantia, portanto, de que todos os envios serão publicados na edição final.

As novidades sobre o Guia podem ser acompanhadas pelo Instagram do Laboac.