Vida marinha de Santa Catarina é tema do ‘Livro na Praça’ desta sexta-feira, dia 20

19/10/2023 10:58

O livro Vida marinha em Santa Catarina é o tema do próximo encontro do projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da UFSC (EdUFSC). O evento ocorre nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC (R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis), e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras). A atividade é gratuita e aberta ao público.

O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de 78 autores de capítulos e de fotógrafos. Com informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense, a obra é inspirada em um trabalho similar – The marine life of  Bootless Bay, Papua New Guinea, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos. A obra aborda também a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade e boas práticas para uma conduta consciente a fim de preservar a vida marinha.

No evento, serão comercializados livros da EdUFSC a preços promocionais. O projeto Livro na Praça ocorre todas as sextas-feiras, no mesmo local e horário, até dezembro, com o objetivo de promover encontros entre escritores e leitores. Por: Notícias da UFSC