UFSC promove Semana da Ciência sobre biodiversidade em escolas e unidades de conservação

11/10/2022 11:30

O que um leão baio, felino de grande porte, e o javali, uma espécie invasora, têm em comum? Para a ciência, o meio em que vivem: a região catarinense onde o Programa Ecológico de Longa Duração (Peld-Bisc) promove, de 18 a 22 de outubro, a II Semana da Ciência: Biodiversidade de Santa Catarina. O evento ocorrerá em Orleans, Grão-Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici, com a parceria do Parque Estadual da Serra Furada e do Parque Nacional de São Joaquim.

Esta é a segunda edição do evento, que aposta na parceria com a comunidade para falar sobre ciência apresentando dados, informações e curiosidades sobre a biodiversidade. Estão programadas palestras, saídas de campo com professores e feiras de ciências com exposições de laboratórios da UFSC.

As ações ocorrem na região de abrangência do Peld: uma área de mais de 50 mil hectares que tem duas unidades de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Estadual da Serra Furada. Ambas representam uma variação no gradiente ambiental e ecológico principalmente por causa da diferença na altitude em relação ao nível do mar, ao histórico de uso da terra e a diversidade de ecossistemas da região.

O coordenador do Peld, professor Selvino Neckel de Oliveira, lembra que o evento busca aproximar a ciência e a comunidade trazendo dados sobre a biodiversidade e mostrando que as unidades de conservação não são apenas local de proteção de espécies, mas também fonte de ecoturismo. “Vamos levar exemplares da fauna e da flora e também falar sobre nossas descobertas, contextualizando a biodiversidade da região”, explica.

O leão baio, por exemplo, é um felino de grande porte que já foi fotografado e registrado pela equipe nos trabalhos científicos na região. “É um felino topo de cadeia, um predador. Isso mostra que os elos que estão abaixo dele, que sustentam outros elos, também estão presentes”, explica o professor, reforçando que este é um indicador positivo.

Além das espécies nativas, os cientistas também falarão sobre espécies invasoras: é o caso do javali, que afeta também propriedades rurais da região. “Há uma população muito grande desses animais na região, que não afetam somente as unidades de conservação, mas também os produtores rurais”, comenta.

Programação itinerante

Cerca de 40 pessoas – entre professores, estudantes e pesquisadores da UFSC participação da programação itinerante, que será realizada em Orleans, Grão-Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici. Nos dias 18 e 19 de outubro, haverá uma feira de ciências na Escola Estadual Toneza Cascaes, das 9h às 20h. Já de 20 a 22 de outubro, o evento irá para o Parque de Exposições Manuel Prá, em Urubici, das 9h às 18h.

Além da feira de ciências, a programação terá palestras sobre unidades de conservação e pesquisa científica: três em Grão Pará, na Escola Estadual Miguel de Patta, no dia 19; uma na Câmara dos Vereadores de Bom Jardim da Serra, que ocorre às 19h nesta mesma data, e três em Urubici, no dia 21.

Outro foco do evento são as atividades de campo para professores dos Ensinos Fundamental e Médio, guiada por pesquisadores da UFSC. “A proposta é dialogar e contribuir com materiais didáticos que possam ser utilizados nas aulas”, explica Neckle.

O Peld-Bisc é liderado por pesquisadores da UFSC e faz parte de uma rede nacional de pesquisas ecológicas de longa duração que é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A função do Peld é de tentar compreender os efeitos causados pelo distúrbio da biodiversidade e assim controlar a utilização dos recursos naturais do estado, além de conservar o meio ambiente em Santa Catarina.

Por: Notícias da UFSC