Projeto ‘Restaurando Paisagens e Ecossistemas’ passa para última etapa de processo seletivo internacional

26/03/2021 16:59

O projeto de extensão Restaurando Paisagens e Ecossistemas, realizado pelo Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (Leimac) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, chegou à etapa final do processo seletivo para apoio de projetos da European Outdoor Conservation Association (EOCA). O vencedor desta etapa, que será decidida por votação popular, receberá financiamento pelos próximos dois anos. As votações abriram nesta sexta-feira, 26 de março, e seguem até 9 de abril.

Para votar, basta acessar o site da EOCA, descer até o fim da página e escolher o projeto Removing Biological invasions in Coastal Ecosystems, Brazil. Ao votar, será necessário aceitar os termos e condições. A EOCA não vai compartilhar nenhuma informação pessoal. Os dados associados a cada nome serão apagados após o encerramento da votação.

O programa, que foi o único brasileiro selecionado para etapa final do processo, está ativo desde 2010, e desenvolve uma agenda socioambiental que tem como principal objetivo a restauração de áreas de restingas por meio do engajamento comunitário e da participação de voluntários. Cerca de 200 hectares de restinga foram restaurados desde o ano de fundação e mais 375 mil pinus foram eliminados.

As árvores da espécie Pinus elliottii são nativas do Hemisfério Norte e foram trazidas para Florianópolis por meio de uma política pública dos anos 1960. Hoje, o assunto é tratado como invasão biológica, pois as sementes se espalham facilmente e comprometem a vegetação nativa e seus ecossistemas.

Conheça melhor o projeto no vídeo da série Traduzindo Ciência, produzida pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom):

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas no programa podem ser obtidas no site do Instituto Hórus e no canal do Leimac/UFSC no Youtube.

Por: Notícias da UFSC