Coleções

1. Arquivo Bioacústico

2.Coleção de Cnidária

3. Coleção de Crustáceos

4. Coleção Entomológica do Centro de Ciências Biológicas

A Coleção Entomológica está focada em três grupos taxonômicos:

Profa Dra. Malva Isabel Medina Hernández, curadora da coleção de besouros escarabeíneos, com mais de quinze mil exemplares de 92 espécies de Santa Catarina e 97 espécies de outras regiões do Brasil de besouros da Subfamília Scarabaeinae em 35 gavetas entomológicas, além de 350 exemplares de 60 espécies de borboletas da Família Nymphalidae;

Prof. Dr. Benedito Cortês Lopes, curador da coleção de formigas, com cerca de 10.000 exemplares de 250 espécies de formigas (Ordem Hymenoptera, Família Formicidae);

Prof. Dr. Luiz Carlos de Pinho, curador da coleção de dípteros, com 1100 lâminas de Diptera da Família Chironomidae e 90 de Corethrellidae. Estes espécimes encontram-se depositados em um armário laminário, além de 2 armários e um freezer com centenas de amostras não catalogadas, preservadas  em via úmida (álcool 80%).

5. Coleção  Herpetológica

6. Coleção Ictiológica

7. Coleção Ictiológica do Núcleo de Estudos do Mar – NEMAR – Peixes estuarino-marinhos

Curadora – Gisela Costa Ribeiro (gisela.ribeiro@ufsc.br) ou gisela.ribeiro@gmail.com

A coleção de peixes está composta por material coletado em diferentes ambientes, incluindo os Manguezais da Ilha, Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, Ilha de Anhatomirim, bem como exemplares obtidos em coletas no sul do estado, integrando amostragens de diferentes Projetos de Pesquisa realizados pelo Núcleo desde o ano de sua criação (1980). Os exemplares estão catalogados e armazenados em vidros com formol 10% e álcool 70º, separados por lotes. A coleção possui representantes de mais de 70 famílias de peixes marinhos, estuarinos e de água doce, com aproximadamente 200 espécies de peixes. (A coleção está sendo atualmente revisada e organizada através de um cadastro informatizado). Todo o material armazenado é registrado em livro Tombo.

8. Coleção de Mamíferos (LAMAQ)

O Prof. Dr. Paulo César Simões-Lopes, do Departamento de Ecologia e Zoologia é curador da Coleção de Mamíferos (Acrônimo UFSC) deste Departamento. A coleção inclui cerca de 5 mil exemplares  de 10 Ordens: Didelphiomorfia, Artiodactyla, Perissodactyla, Primates, Rodentia, Lagomorpha, Chiroptera, Xenarthra, Carnivora e Cetacea. Esta coleção inclui esqueletos completos, peles e material em líquido e uma seção de dentes preservados em álcool com glicerol. A Coleção de Mamíferos foi iniciada em meados da década de 1980 e está prestes a completar 30 anos de trabalhos ininterruptos.